terça-feira, 27 de março de 2007

A utilidade dos Bombeiros

Embora muitos dos bombeiros não vejam os seus cursos de socorrismo renovados, estes mostram-se bastante úteis na nossa sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao auxílio de partos a bordo das ambulâncias. Como foi o caso da seguinte noticia.
http://publico.clix.pt/shownews.asp?id=1288926&idCanal=90

Formações não renovadas

As unidades dos bombeiros são PEM (postos emergência de médica) do INEM, onde possuem pelo menos uma ambulância do INEM, que é chamada quando, em determinado distrito, não há veículos do INEM disponíveis. Neste sentido, como é que os técnicos que prestam socorro nas situações de emergência, podem prestar com eficácia o auxílio devido, se não possuem formação contínua e actualizada?
Um bombeiro profissional acusa o INEM de não dar formação aos seus técnicos. Este diz que tanto ele como os colegas tem os cursos de socorrismo caducados a meses.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&id=596328

sábado, 24 de março de 2007

PORTUGAL NO BANCO DOS RÉUS

Tal como prometido aqui fica o link para que possam perceber aquilo que se está a passar de errado com o CODU e INEM que colocou Portugal no banco dos réus da UE (união Europeia)....

http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=789074

Circular do INEM: Transporte de familiares em Ambulâncias de Emergência Médica

A lei nº21/81, de 19 de Agosto, estabeleceu o direito das crianças de idade não superior a 14 anos, internadas em hospitais ou Centros de Saúde, poderem ser acompanhadas pelos os pais ou pelos familiares, ou pessoas que normalmente os substituam.
Aliando a susceptibilidade e vulnerabilidade que caracterizam estas idades á fragilidade normalmente verificadas em casos de acidente ou doença súbita, considerou o concelho de direcção do Instituto nacional de Emergência Médica, ser de toda a razoabilidade de aplicar a referida Lei ao acompanhamento no trajecto ao Hospital.
Assim, e sempre que possível, é concedida autorização aos pais ou familiares directo de crianças até aos 15 anos de idade, vitimas de acidentes ou doença súbita, para acompanhamento das mesmas durante o trajecto para o hospital, quando transportadas em ambulâncias deste Instituto, devendo, no entanto cumprir rigorosamente as instruções que lhe forem dadas pelos responsáveis dos serviços de acordo com estipulado no art.º 6ª da citada lei n.º 21/81.
O INEM proíbe o acompanhamento de familiares nas viaturas INEM com idades superiores a 15 anos até actual data.

sexta-feira, 23 de março de 2007

PORTUGAL NO BANCO DOS RÉUS

Foi ontem que a noticia nos entrou pelas casas através dos telejornais, Portugal vai sentar-se no banco dos réus da União Europeia juntamente com mais 6 países devido a deficiências apresentadas pelo CODU.
Embora esta notícia possa chocar alguns a verdade é que o CODU em Portugal à muito vinha dando mostras de não estar a funcionar em condições....
Iremos acompanhar os desenvolvimentos com atenção para que vocês saibam aqui no nosso Blog tudo ao pormenor....

quinta-feira, 22 de março de 2007

Pessoal das ambulâncias ataca INEM
Embora o INEM tente actuar da melhor forma perante as situações de emergência, nem sempre a sua actuação é a mais eficaz devido a diversos factores, tais como: falta de material técnico, distância do local onde se encontra a vitima, distribuição inadequada do CODU, entre outros, o que leva a que hajam inúmeras criticas ao trabalho desempenhado por esta entidade de emergência. Como por exemplo:
A Associação de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (ANTEPH), acusa o INEM de prestações de cuidados demorados, ineficiência em dar respostas a todas as chamadas que são recebidas e ainda dá má formação dos sues técnicos. Mais informações:http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&id=596328

quarta-feira, 21 de março de 2007

Ambulâncias

No início do ano de 2004 o IMEN lançou um projecto de criação de ambulâncias, que se encontram equipadas com disfibrilhadores automáticos extremos (DAE) e de uma equipa especializada. Hoje um dia já contam com 39 viaturas.Mais informação consulte o site:http://www.inem.min-saude.pt/files/468473/noticias/200682212174633839_original.pdf

Meios que o INEM possui:

O INEM para a prestação de cuidados em situações de emergência possui diferentes meios de transporte (para transportar as vítimas às respectivas unidades de saúde), tais como: ambulâncias, que são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o mesmo; Helicópteros de emergência médica que são utilizados no transporte de doentes graves entre unidades de saúde ou entre o local da ocorrência e a unidade de saúde, bem como ao socorro de vitimas a bordo de navios. È de salientar que todos os veículos do INEM possuem equipamento para assegurar os cuidados no SBV (suporte básico de vida), sendo um dos problemas pelos quais os técnicos dos veículos do INEM se defrontam, não podendo por vezes dar a resposta mais adequada à situação que se encontram. Mais esclarecimentos:http://www.jornalfontenova.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1971&Itemid=130

Meios que o INEM possui:
O INEM para a prestação de cuidados em situações de emergência possui diferentes meios de transporte (para transportar as vítimas às respectivas unidades de saúde), tais como: ambulâncias, que são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o mesmo; Helicópteros de emergência médica que são utilizados no transporte de doentes graves entre unidades de saúde ou entre o local da ocorrência e a unidade de saúde, bem como ao socorro de vitimas a bordo de navios. È de salientar que todos os veículos do INEM possuem equipamento para assegurar os cuidados no SBV (suporte básico de vida), sendo um dos problemas pelos quais os técnicos dos veículos do INEM se defrontam, não podendo por vezes dar a resposta mais adequada à situação que se encontram. Mais esclarecimentos:http://www.jornalfontenova.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1971&Itemid=130

Governo estuda fusão do Hospital da CVP com Curry Cabral

O Governo está a estudar uma possível fusão do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) com o Curry Cabral, integrando, assim, aquele estabelecimento na rede de cuidados de saúde pública.


Mais informação em: www.maisactual.pt

Braga: Abre Centro de hemodiálise

A delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) acaba de assinar a adesão à convenção para o arranque do Centro de Hemodiálise, que deverá entrar em funcionamento até ao final do primeiro trimestre de 2007.

terça-feira, 20 de março de 2007

Helicóptero INEM

GOVERNO TEM UMA PALAVRA A DIZER NO CASO ODEMIRA

Caso INEM-Odemira
Como não podia deixar de ser o Governo reagiu ao caso que deixou todos a pensar se estariamos afinal em boas mãos se tivessemos de ser atendidos pelo INEM!
Saiba tudo em:
http://www.portugal.gov.pt/portal/pt/governos/governos_constitucionais/gc17/ministerios/ms/comunicacao/notas_de_imprensa/20070117_ms_com_inem_odemira.htm

Homem MORRE em Odemira devido a atraso do INEM

INEM atribui morte de vítima ao difícil acesso a cuidados

O tao badalado caso de ODEMIRA é aqui retratado por nós saiba tudo o que se passou e leia as explicações dos intervenientes num caso que chcou o país...

http://jn.sapo.pt/2007/01/15/nacional/inem_atribui_morte_vitima_dificil_ac.html

SINDICATO DOS ENFERMEIROS INSATISFEITO COM INEM

O sindicato dos enfermeiros nao está satisfeito com o tratamento dado aos enfermeiros pelo INEM em favorecimento dos bombeiros....
Veja o porquê aqui:
Http://sindicato.enfermeiros.pt/content/view/257/

PROBLEMAS PARA OS BOMBEIROS

Os bombeiros consideram que o CODU racionaliza meios e presta um melhor serviço de emergência, mas até a população se habituar à nova forma de funcionamento, os bombeiros vão ser alvo de muitas críticas injustas.

Descubra em 1ª mão o porquê desta opinião em:
http://www.jornalfontenova.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1971&Itemid=130
(este texto está inserido numa série de textos sobre o CODU e INEM)

O que fazem os Bombeiros? Como se dividem?

Serviços
Os bombeiros através de todas as suas estruturas têm como objectivo a protecção de pessoas de bens e do ambiente, prevenindo situações que as ponham em perigo ou limitando as suas consequências.

Estrutura
Os corpos de bombeiros estao divididos em graus de profissionalização (pelo que são regulados pelas entidades competentes a cada um)sendo que neste momento existem em Portugal:
CORPOS DE BOMBEIROS PORTUGUESES
(Decreto-lei n.º 295/2000, de 17 de Novembro, rectificado pelo Dec-Lei 209/2001 de 28 Julho - Regulamento Geral dos Corpos de Bombeiros)
• 6 corpos de bombeiros sapadores (totalmente profissionais);
• 21 corpos de bombeiros municipais (integram profissionais e voluntários);
• 431 associações de bombeiros voluntários (integram voluntários e permanentes);
• 14 corpos de bombeiros privativos (dentro de empresas).
TOTAL: 472 Corpos de Bombeiros

Meios
(Dados de 2003)
Para o exercício da sua actividade, os corpos de bombeiros dispõem de recursos humanos e técnicos. No que respeita a recursos humanos, importa referir que o último apuramento quantitativo indica existirem, no Continente, 41.110 bombeiros, onde sobressai naturalmente o elevado número de voluntários (32.844 nos bombeiros de cariz associativo e 751 integrados em corpos de bombeiros municipais).
Em relação aos meios técnicos é de referir que os corpos de bombeiros contam com 7850 veículos cujas características resultam do tipo de intervenção em que intervêm.

Gostava de saber que tipo de missões fazem os bombeiros?? Então não percas tempo e clica neste site:
http://www2.snbpc.pt/portal/page?_pageid=35,34213,35_43655&_dad=portal&_schema=PORTAL

FALHA GRAVE do CODU

MAIS UMA FALHA GRAVE NA «SAÚDE»
Artigo do Jornal de Notícias de 070318 que coloca em evidência a falta de competência, de sensatez e rigor com que as reformas no sistema de Saúde têm sido levadas a cabo. É preocupante a forma deficiente como o ministro está assessorado. Como é que ele mantém a equipa que está a afundar o seu bom nome e reputação?

Saiba todos os pormenores em:
http://joaobarbeita.blogspot.com/2007/03/mais-uma-falha-grave-na-sade.html

ATRASO quase MORTAL

Atraso quase fatal do INEM

UM JOVEM de 23 anos, que ficou gravemente ferido num acidente de viação no passado fim-de-semana no IP3, demorou cinco horas a chegar ao Hospital da Universidade de Coimbra (HUC). Porquê?

http://semanal.expresso.clix.t/1caderno/pais.asp?edition=1590&articleid=ES91729

O CODU INTERVEM

Intervenções do CODU

Dia 4 de Novembro do ano passado pelas 24 horas o CODU atendeu chamada de emergência, em que um bebé bolsou e engasgou-se enquanto mamava. Fez aspiração de vómito e há já um minuto que não respira. Mergulhou em profundo silêncio, prostrado ao colo da mãe em desespero, jovem inexperiente e incapaz de reagir.

Para saber como é que a equipa de profissionais de saúde qualificada ajudou esta criança e qual o sentimento da equipa após ter salvo este bebé visite o site:
http://www.correiomanha.pt/noticiaImprimir.asp?idCanal=228&id=219946

CODU - O que é? o que faz?

O que é o CODU?
O CODU é a sigla utilizada para designar os Centros de Orientação de Doentes Urgentes. Estes são Centrais de Emergência Médica responsáveis pela medicalização do Número Europeu de Emergência – 112.

Que chamadas são transferidas para o CODU?
Na prática são transferidos para o CODU, os pedidos de socorro efectuados pela aquela via, referentes a situações de urgência ou emergência na área da saúde. O seu funcionamento é assegurado ao longo das 24 horas do dia por uma equipa de profissionais de saúde qualificados (médicos e operadores) com formação específica para efectuar o atendimento, triagem, aconselhamento, selecção e envio de meios de socorro.

Quais as responsabilidades do CODU?
Compete ao CODU atender e avaliar no mais curto espaço de tempo os pedidos de socorro recebidos, com o objectivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada caso. Para o efeito estes centros dispõem de um conjunto de equipamentos na área das telecomunicações e informática que permitem coordenar e rentabilizar os meios humanos e recursos técnicos existentes. Os CODU coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro (ambulâncias INEM _ Instituto Nacional de Emergência Médica; ambulâncias CODU, as VMER _ Viatura Médica de Emergência e Reanimação; as Viaturas de Intervenção em Catástrofe _VIC e os helicópteros de Emergência Médica) seleccionados com base na situação clínica das vítimas, com objectivo de prestar o socorro mais adequado no mais curto espaço de tempo. Ou seja seleccionam e mobilizam de forma criteriosa os recursos necessários a cada caso. Estes centros asseguram, ainda, o acompanhamento das equipas de socorro aquando da sua actuação no terreno e, de acordo com as informações clínicas recebidas, é ainda possível seleccionar e preparar a recepção hospitalar dos doentes, com base em critérios clínicos, geográficos e de recursos da Unidade de Saúde de destino. O INEM tem quatro CODU em funcionamento: Lisboa, Porto, Coimbra e Algarve.


Sabia que:
O CODU atendeu em 2006 mais de um milhão (1.215.684) de chamadas, quase o dobro em relação a 2003 (783.314) e mais de 20% relativamente a 2004 (1.000.258), segundo os dados divulgados à agência Lusa pelo INEM. Este serviço nasceu em 1987 e, agora, cobre mais de 94% da população.


Vantagens:
As grandes vantagens da emergência de saúde do número de socorro 112 passar para o CODU, como já acontece em praticamente todo o país, passam do detectar à partida as situações graves e o poder ensinar manobras de salvamento a quem liga, isto enquanto se desloca o socorro, que passa a ser um socorro medicalizado, assim os bombeiros só saem a mando do CODU, que é quem define se se trata ou não de uma situação de emergência.

CODU

CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes

Ao longo da vida as pessoas têm momentos de saúde e momentos de doença. São estas oscilações de saúde/doença que muitas vezes no fazem pensar e colocar questões como “o que fazer numa situação de emergência?”; “a quem recorrer ou ligar?”; “que tipo de informação devo dar?”; “e se não for uma situação de emergência, será que o técnico que me atende o telefone me pode ajudar?”. Todas estas questões têm resposta.

O que fazer numa situação de emergência?

Em situações de emergência de, de imediato, alertar os serviços competentes, o que em Portugal, em semelhança aos países da União Europeia (UE), é feito através do número 112, sendo esta chamada gratuita.

Que tipo de informação devo dar numa situação de emergência?

No respeita ao tipo de informação que deve dar, esta deve ser simples e clara, devendo explicitar o tipo de situação (doença, parto, acidente…), o número de telefone do qual está a ligar, a localização exacta e, sempre que possível, pontos de referência. Para além disto, deve ainda esclarecer a gravidade da situação; o número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro; as queixas principais e as alterações que observa e, ainda, a existência de qualquer situação que exija outros meios para o local.

Importante:

Depois de responder a todas as perguntas que lhe são colocadas, desliga o telefone apenas quando o operador indicar. Sendo, também importante saber que o 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações como incêndios e assaltos. Normalmente, esta chamada é atendida por um operador da Central de Emergência, que enviará os meios de socorro apropriados. Podendo em determinadas situações ser transferida para o CODU.

Se não for uma emergência, o técnico que atende o telefone dá-me indicações sobre o que devo fazer?

Sim. O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) indica sempre o que deve ser feito, de acordo com o tipo de situação.

Veiculos de Emergência

Ambulância do Inem e de Reserva

As ambulâncias do INEM são ambulâncias de socorro, destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte, cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida.
As ambulâncias INEM estão sediados no próprio Instituto e em corpos de bombeiros. Estão igualmente inseridos no Sistema Integrado de Emergência Médica, Postos de Reserva, os quais incluem as unidades dos Bombeiros e núcleos da Cruz Vermelha Portuguesa.

Helicópteros
Os Helicópteros de emergência médica do INEM são utilizados no transporte de doentes graves entre unidades de saúde, ou entre o local da ocorrência e a unidade de saúde. Estão equipados com material de Suporte Avançado de Vida, sendo a tripulação composta por um médico, um enfermeiro e dois pilotos.
O INEM dispõe actualmente de dois helicópteros próprios, sediados no aeródromo de Tires, em Lisboa, e no Hospital Pedro Hispano, no Porto. O INEM assegura também a equipa médica do helicóptero do Serviço Nacional de Bombeiros situado em Santa Comba Dão, o qual funciona no período nocturno. Sempre que necessário pode recorrer também à utilização dos helicópteros da Força Aérea Portuguesa.

Fases do SIEM


Alerta – A fase de Alerta engloba dois aspectos distintos a detecção da situação de emergência e o alerta propriamente dito, ou seja a comunicação às entidades competentes na matéria dessa situação.
Pré-Socorro – Esta fase corresponde ao aconselhamento feito no momento do contacto com o médico, actualmente apenas possível no CODU.
Accionamentos de meios – Os meios ao dispor na área da saúde para serem accionados pelos CODU’s são de três tipos: Meios INEM, Meios Reserva, Meios não INEM
Actuação no terreno – Esta é a fase em que se prestam os primeiros cuidados de saúde, ainda no local de ocorrência, por pessoal formado, às vítimas de doença súbita ou acidente.
Encaminhamento do doente – Nesta fase, e após a estabilização do doente, o médico responsável, seja no CODU seja no local, toma a decisão do transporte. O doente poderá ser encaminhado para os Serviços de Urgência Hospitalares; salas de Reanimação ou Trauma, Unidades Cuidados Intensivos, Serviços de Atendimento permanente, entre outros. Nesta Fase torna-se igualmente importante ponderar o transporte: o meio de transporte certo com o equipamento e pessoal certo garantem o nível de cuidados de emergência até ao destino.
Avaliação do funcionamento do sistema – A avaliação do Sistema é o garante do seu correcto funcionamento, pois só pela sua avaliação é possível corrigir os erros ou adoptar novos conceitos que se julguem úteis.

Historia da emergencia medica pré-hospitalar

1965 - Inicia-se o socorro a vítimas de acidente na via pública de Lisboa. Através do número de telefone “115” era activada uma ambulância tripulada por elementos da PSP, que efectuava o transporte para o hospital.
1971 - Criação do Serviço Nacional de Ambulâncias (SNA), com o objectivo de “assegurar a orientação, a coordenação e a eficiência das actividades respeitantes à prestação de primeiros socorros a sinistrados e doentes e ao respectivo transporte”.
1980 - Criação do Gabinete de Emergência Médica (GEM) que, de entre outras atribuições, se salientava a elaboração de um projecto de organismo que viesse a desenvolver e coordenar um Sistema Integrado de Emergência Médica.
1981 - Criação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)
1987 - Criação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), em Lisboa, que possibilitou a medicalização do atendimento, triagem telefónica e accionamento dos meios de socorro/transporte.
1989 - Existência de um sistema que consiste na deslocação de uma viatura com médico e equipamento sofisticado.
1991 - Criação do CODU no Porto, com medicalização do atendimento, triagem e accionamento dos meios.
1997 – Início do Sub-Sistema de Helicópteros de Emergência Médica a funcionar em permanência.

SIEM - Sistema Integrado de Emergência Médica


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica.
É o organismo coordenador das actividades de emergência médica a executar pelas diversas entidades intervenientes no Sistema e cuja actuação se desenvolve segundo um esquema de organização regional. Um conjunto de meios e acções extra-hospitalares, hospitalares e inter-hospitalares, com a intervenção activa dos vários componentes de uma comunidade, logo pluridisciplinar, programados de modo a possibilitar uma acção rápida, eficaz e com economia de meios, em situações de doença súbita, acidentes e catástrofes, nas quais a demora de medidas adequadas, de diagnóstico e terapêutica, podem acarretar graves riscos ou prejuízo para o doente.
A organização do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) exige um conjunto de programas perfeitamente definidos que determinem a actuação dos diferentes intervenientes em cada fase.

Como se acciona a VMER?

Tendo base hospitalar, o seu funcionamento esta assegurado 24h por dia, actuando na dependência exclusiva do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) do INEM. Existem quatro centros CODU a nível nacional – localizados em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro. Os CODU, fazem triagem médica através do número de telefone 112, número europeu de socorro, coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro (ambulâncias de socorro, viaturas médicas e helicópteros) seleccionando a sua activação com base na situação clínica das vítimas, com o objectivo de prestar o socorro mais adequado e no mais curto espaço de tempo. Os CODU asseguram ainda o acompanhamento das equipas de socorro no terreno (principalmente a nível de orientação médica) e podem preparar a recepção dos doentes na unidade de saúde mais adequada.Ao activar o Serviço de Emergência 112, o cidadão deve estar preparado para dar as seguintes informações:• Localização da emergência (localidade, freguesia, pontos de referência); • Número de telefone de onde está a ligar (não desligar sem ter indicação CODU); • O que aconteceu (acidente, desmaio, etc); • Número de pessoas que precisam de ajuda; • Estado da(s) vítima(s); • Que tipo de ajuda está a ser prestada à(s) vítima(s); • Qualquer outro tipo de informação solicitada pelo CODU.

O que é a VMER?

VMER, sigla para Veiculo Medico Emergência e Reanimação, é um veículo de intervenção pré-hospitalar de emergência, concebido para o transporte rápido de uma equipa médica (um médico e um enfermeiro ou tripulante de ambulância de socorro) directamente ao local onde se encontra a vítima, tendo como objectivo a sua estabilização precoce e o acompanhamento médico durante o transporte (vítimas de acidente ou doença súbita). Para que tal seja possível as Viaturas Médicas estão equipadas com material de Suporte Avançado de Vida.


Na comemoração dos 142 anos da Cruz Vermelha Portuguesa, foi feita uma entrevista com Donato Ramos e Luís Barbosa, coordenador da área de emergência e presidente do comité nacional respectivamente, onde se obtiveram as suas perspectivas acerca dos perigos actuais.

Mais detalhes em: http://www.destak.pt/actual/webpdf/642.pdf


A C.V.P incrementa a sua actividade regendo-se por um conjunto de princípios, consagrados em Decreto - Lei 10 / 93 de 27 de Abril, publicado em Diário da República, sendo eles:
1 - Humanidade
2 - Imparcialidade
3 - Neutralidade
4 - Independência
5 - Voluntariado
6 - Unidade
7 - Universalidade

Mais informação em: http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/quemsomos/movimentocv/p-significado.asp

O principal objectivo da CVP é a expansão e aplicação dos princípios fundamentais da Cruz Vermelha e das convenções de Genebra, nomeadamente na defesa da vida, saúde e dignidade humanas, fomentando e formando a colaboração voluntária e desinteressada das pessoas, na actuação e sustentação da instituição ao serviço do bem comum. A Cruz Vermelha Portuguesa serve de postos de reserva do INEM.
Mais informação em: http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/voluntariado/direitosedeveresdovoluntario.asp

quinta-feira, 15 de março de 2007

Como foi fundado o INEM?

O INEM foi fundado pelo Senhor Dr. Francisco Filipe Rocha da Silva, nascido a dia 28 de Fevereiro de 1919 e falecido a 14 de Agosto de 2000. Formou-se em Medicina em 1942, especialista em cardiologia. Em 1982 cria o Instituto Nacional de Emergência Médica, INEM, a fim de dar resposta ao Sistema Integrado de Emergência Médica. Após a criação do INEM, foram criados outros sub-sistemas, de forma a melhorar a resposta a situações de emergência. Desses sub-sistemas destacam-se: Centro de Informação Anti-Venenos (CIAV); Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU);  Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER);  Viatura Médica de Intervenção em Catástrofe (VMIC); Entre outros.
Mais informações consulte o site :
www.inem.min-saude.pt/

Cruz Vermelha Portuguesa


A Cruz Vermelha Portuguesa foi fundada em 11 de Fevereiro de 1865 pelo Dr. José António Marques, desde ai tem vindo a cumprir diversas missões humanitárias a nível nacional e internacional, que em conjunto têm prestado socorros e assistência às populações de países assolados pela fome, guerra e outras situações de miséria. Mais informações em www.cruzvermelha.pt