terça-feira, 20 de março de 2007

CODU - O que é? o que faz?

O que é o CODU?
O CODU é a sigla utilizada para designar os Centros de Orientação de Doentes Urgentes. Estes são Centrais de Emergência Médica responsáveis pela medicalização do Número Europeu de Emergência – 112.

Que chamadas são transferidas para o CODU?
Na prática são transferidos para o CODU, os pedidos de socorro efectuados pela aquela via, referentes a situações de urgência ou emergência na área da saúde. O seu funcionamento é assegurado ao longo das 24 horas do dia por uma equipa de profissionais de saúde qualificados (médicos e operadores) com formação específica para efectuar o atendimento, triagem, aconselhamento, selecção e envio de meios de socorro.

Quais as responsabilidades do CODU?
Compete ao CODU atender e avaliar no mais curto espaço de tempo os pedidos de socorro recebidos, com o objectivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada caso. Para o efeito estes centros dispõem de um conjunto de equipamentos na área das telecomunicações e informática que permitem coordenar e rentabilizar os meios humanos e recursos técnicos existentes. Os CODU coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro (ambulâncias INEM _ Instituto Nacional de Emergência Médica; ambulâncias CODU, as VMER _ Viatura Médica de Emergência e Reanimação; as Viaturas de Intervenção em Catástrofe _VIC e os helicópteros de Emergência Médica) seleccionados com base na situação clínica das vítimas, com objectivo de prestar o socorro mais adequado no mais curto espaço de tempo. Ou seja seleccionam e mobilizam de forma criteriosa os recursos necessários a cada caso. Estes centros asseguram, ainda, o acompanhamento das equipas de socorro aquando da sua actuação no terreno e, de acordo com as informações clínicas recebidas, é ainda possível seleccionar e preparar a recepção hospitalar dos doentes, com base em critérios clínicos, geográficos e de recursos da Unidade de Saúde de destino. O INEM tem quatro CODU em funcionamento: Lisboa, Porto, Coimbra e Algarve.


Sabia que:
O CODU atendeu em 2006 mais de um milhão (1.215.684) de chamadas, quase o dobro em relação a 2003 (783.314) e mais de 20% relativamente a 2004 (1.000.258), segundo os dados divulgados à agência Lusa pelo INEM. Este serviço nasceu em 1987 e, agora, cobre mais de 94% da população.


Vantagens:
As grandes vantagens da emergência de saúde do número de socorro 112 passar para o CODU, como já acontece em praticamente todo o país, passam do detectar à partida as situações graves e o poder ensinar manobras de salvamento a quem liga, isto enquanto se desloca o socorro, que passa a ser um socorro medicalizado, assim os bombeiros só saem a mando do CODU, que é quem define se se trata ou não de uma situação de emergência.

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