terça-feira, 20 de março de 2007

Fases do SIEM


Alerta – A fase de Alerta engloba dois aspectos distintos a detecção da situação de emergência e o alerta propriamente dito, ou seja a comunicação às entidades competentes na matéria dessa situação.
Pré-Socorro – Esta fase corresponde ao aconselhamento feito no momento do contacto com o médico, actualmente apenas possível no CODU.
Accionamentos de meios – Os meios ao dispor na área da saúde para serem accionados pelos CODU’s são de três tipos: Meios INEM, Meios Reserva, Meios não INEM
Actuação no terreno – Esta é a fase em que se prestam os primeiros cuidados de saúde, ainda no local de ocorrência, por pessoal formado, às vítimas de doença súbita ou acidente.
Encaminhamento do doente – Nesta fase, e após a estabilização do doente, o médico responsável, seja no CODU seja no local, toma a decisão do transporte. O doente poderá ser encaminhado para os Serviços de Urgência Hospitalares; salas de Reanimação ou Trauma, Unidades Cuidados Intensivos, Serviços de Atendimento permanente, entre outros. Nesta Fase torna-se igualmente importante ponderar o transporte: o meio de transporte certo com o equipamento e pessoal certo garantem o nível de cuidados de emergência até ao destino.
Avaliação do funcionamento do sistema – A avaliação do Sistema é o garante do seu correcto funcionamento, pois só pela sua avaliação é possível corrigir os erros ou adoptar novos conceitos que se julguem úteis.

Nenhum comentário: