terça-feira, 20 de março de 2007

CODU

CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes

Ao longo da vida as pessoas têm momentos de saúde e momentos de doença. São estas oscilações de saúde/doença que muitas vezes no fazem pensar e colocar questões como “o que fazer numa situação de emergência?”; “a quem recorrer ou ligar?”; “que tipo de informação devo dar?”; “e se não for uma situação de emergência, será que o técnico que me atende o telefone me pode ajudar?”. Todas estas questões têm resposta.

O que fazer numa situação de emergência?

Em situações de emergência de, de imediato, alertar os serviços competentes, o que em Portugal, em semelhança aos países da União Europeia (UE), é feito através do número 112, sendo esta chamada gratuita.

Que tipo de informação devo dar numa situação de emergência?

No respeita ao tipo de informação que deve dar, esta deve ser simples e clara, devendo explicitar o tipo de situação (doença, parto, acidente…), o número de telefone do qual está a ligar, a localização exacta e, sempre que possível, pontos de referência. Para além disto, deve ainda esclarecer a gravidade da situação; o número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro; as queixas principais e as alterações que observa e, ainda, a existência de qualquer situação que exija outros meios para o local.

Importante:

Depois de responder a todas as perguntas que lhe são colocadas, desliga o telefone apenas quando o operador indicar. Sendo, também importante saber que o 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações como incêndios e assaltos. Normalmente, esta chamada é atendida por um operador da Central de Emergência, que enviará os meios de socorro apropriados. Podendo em determinadas situações ser transferida para o CODU.

Se não for uma emergência, o técnico que atende o telefone dá-me indicações sobre o que devo fazer?

Sim. O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) indica sempre o que deve ser feito, de acordo com o tipo de situação.

Nenhum comentário: